Enesec 2009 

 

APRESENTAÇÃO

 

O 2° ENESEC (Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado) será realizado nos dias 30, 31 de outubro e 1° de novembro de 2009. Sua necessidade de realização foi analisada a partir dos membros do Diretório Acadêmico de Secretariado da UFPE, devido à ausência de eventos nacionais para estudantes feitos por próprios estudantes. Os eventos nacionais privados são com alto custo, fora da realidade estudantil.

  1. Objetivos
  • Fomentar a capacitação profissional de estudantes brasileiros do curso de Secretariado;
  • Promover a interação entre os estudantes de diversas IES de Secretariado no Brasil, através de um encontro nacional, realizado na UFPE.
  • Proporcionar, durante o evento, um ambiente favorável para que os participantes tenham a oportunidade de trocar tecnologias, experiências e conhecimentos;
  • Qualificar alunos e profissionais de secretariado para uma atuação pró-ativa e eficaz em gestão de carreira

Gestão de Carreira: Desafios para o Sucesso Secretarial

 Local de Realização do Evento:

O 2° Enesec será realizado na Universidade Federal de Pernambuco, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – UFPE, pois é o locus profissional do curso de secretariado

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 30 de Outubro de 2009

18h  Credenciamento (Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA)

19h30min Abertura Oficial e Composição de Mesa

20h10min Palestra de Abertura – Espiritualidade Corporativa e Gestão de Carreira

Palestrante: Marcos Feitosa

21h20min  Sorteio de brindes

21h40    Encerramento e coquetel

Dia 31 de Outubro de 2009

8h Café da manhã

 9h Palestra: Secretariado – Carreira de Sucesso.

Palestrante: Profª. Simone Dias (Mestra em Administração pela UFPE)

10h   Oficina 1 (auditório): Gestão de Carreira e Estratégias Profissionais

Palestrante: Georgina Santos (Administradora de Empresas, consultora especializada em gestão financeira, acompanhamento e desenvolvimento de equipes e gestão colegiada. Sócia do TGI Consultoria em Gestão e da Ágilis Tecnologia em RH).

Oficina 2 (anfiteatro): Atuação do Profissional Moderno: Exigências e Mudanças no Comportamento

Palestrante: Odilon Medeiros (Mestre em Gestão de Pessoas pela FBV-PE; MBA em Gestão Profissional de negócios – USP/SP; Especialista em Gerência Nacional de Vendas – Mackenzie/SP; Especialista em Psicologia Organizacional – Libertas/PE; Pós-graduado em Gestão de Equipes – Libertas-Unicap/PE; Psicólogo – Unicap/PE)

Oficina 3: Gestão de Carreira: Lições de Casos  Empreendedores

Palestrante: Prof. Luiz Mendonça (Bel em Direito (Faculdade de Direito do Recife, UFPE), Diploma in Planning Studies for Developing Countries (University of Edinburgh); Mestre em Administração (FGV -Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro; Prof. Das disciplinas Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Consultoria organizacional e Poder e Cultura nas Organizações na FIR E Unicap – PE)

12h    Intervalo

14h   Palestra: Ciência da Assessoria

Palestrante: Raimundo Nonato (Bacharel

em Secretariado Executivo Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Docente do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO; Pesquisador nas áreas de Epistemologia, Educação e Pesquisa em Secretariado Executivo)

16h    Minicurso 1 : Relacionamento Interpessoal

Palestrante: Chussy Karla

Minicurso 2: Oportunidade de Carreira através de Consultoria

Palestrante: Érick de Albuquerque (cursando o MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio pela UNIBRATEC (2005) e Desenvolvimento de Sistemas para Internet pela Faculdade Marista (2008); Ex-Presidente Executivo da Federação da Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (2008))

18h        Encerramento

Dia 01 de Novembro de 2009

8h     Café da manhã

9h Debate: Docência x Oportunidades de Ensino

Participantes: Mediadora Luz Santos (Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Faculdade das Ciências da Administração – FCAP/UPE, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco e Secretária Executiva pela Universidade Federal de Pernambuco).

Debatedores:
Odemir Baêta (Secretário Executivo Trilíngue (UFV); Pós-graduado em Administração; Especialista em Gestão Estratégica e mestrando em Administração Pública; Professor de Assessoria Executiva e Gestão Estratégica; Assessoria Parlamentar e Gestão Pública e Coordenador de Estágio Supervisionado para o Curso de Secretariado Executivo na UFV-MG);

Chussy Karlla (Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco/MPANE; Especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil pela UNICAP/PE; Secretaria Executiva pela Escola Superior de Relações Públicas; Coordenadora e Professora da Graduação de Secretariado Executivo da Escola Superior de Relações Públicas)

Erivaldo Nascimento (Graduado em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo; Licenciatura em Letras, Habilitação Línguas Vernácula e Inglesa; Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras; Doutorado em Letras pela UFPB; Coordenador do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB).

11h00           Palestra: Secretariado: Saberes, Ciência e Práxis

Palestrante: Rosimeri Sabino (Mestre em Administração, Educação e Comunicação, Docente e Vice-Coordenação do Curso de Secretariado Executivo da UFS; autora do livro Secretariado: do Escriba ao Web Writer)

12h00           Intervalo

13h30           Sorteio de brindes

13h45           Oficina 1: Curriculum – Estratégia de Carreira

Palestrante: Fernanda Machado (Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela FURG-RS, Mestranda em Educação pela UDE-Montevidéo-UY, Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pela UGV-DF, professora do Departamento de Secretariado Executivo da UNIFAP-AP)

Oficina 2: Oratória: Comunicar-se para Crescer

Palestrante: Tânia Castelliano (Mestre em Lingüística pela UFPB, graduação em Fonoaudiologia – Faculdades Integradas Estácio de Sá – Salvador)

Oficina 3: Gerenciamento de Comportamento: Como Aproveitar Boas Oportunidades de Emprego

Palestrante: Saulo Emmanuel (Mestre em Administração com habilitação em Organizações e Recursos Humanos pela UFPB; Diretor de Fiscalização e Registro do Conselho Regional de Administração da Paraíba)

15h30           Palestra: Como Enfrentar Dificuldades numa Empresa em Crise

Palestrante: Antonio Augusto (Economista, Pós-Graduado em Administração de Negócios nos Estados Unidos)

17h   Momento ENESEC

18h   Encerramento oficial

 

 

Inscrição

Para que haja participação do 2° Enesec é necessário efetuar a inscrição no valor de R$ 80,00.