Enesec 2016 

 

APRESENTAÇÃO

 

VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado Executivo (VIII ENESEC) é dirigido a estudantes de Secretariado (técnico, tecnológico e bacharelado), profissionais, coordenadores e docentes da área, que atuem em instituições públicas e privadas de todos os estados do país, bem como a profissionais e estudantes de outras áreas que tenham interesse pelas temáticas do evento ou pela profissão de Secretariado.

Em sua oitava edição, o ENESEC é um evento itinerante que proporciona a interação dos estudantes além dos limites acadêmicos, além de contribuir para sua formação profissional e científica e atuação no mercado de trabalho. Após sete edições, o ENESEC consolidou-se como um evento grandioso e continua crescendo no número de participantes que querem ampliar seus conhecimentos.

O encontro busca, sobretudo, o aprimoramento das habilidades profissionais da área e abre oportunidades de conhecimento “in loco” em cidades com potencial de crescimento econômico.

Em 2016 o VIII ENESEC será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e organizado por acadêmicos do curso de Secretariado Executivo dessa Instituição, com tutoria de docentes que ministram aulas e executam atividades de extensão no curso.

Nesta edição o tema que norteará o evento será “O DNA do Secretariado: competências, inovação e gestão”. Ao tratar sobre a essência da profissão, pretende-se:

  • Refletir sobre a atual formação dos futuros profissionais, sob a ótica das constantes mudanças tecnológicas e de relações interpessoais no ambiente corporativo;
  • Discutir as atribuições do profissional de Secretariado no contexto da inovação como recurso e diferencial competitivo para as organizações;
  • Compreender de que forma o profissional de Secretariado pode colaborar para a melhoria dos processos de negócio, a partir da utilização de suas competências comportamentais, cognitivas e gerenciais;
  • Debater os desafios profissionais diante do aumento da relevância da criatividade como ferramenta de gestão;
  • Analisar os impactos e as perspectivas do networking para o Secretariado, sob o enfoque da troca de experiências e de conhecimentos, com objetivo de desenvolver ações colaborativas.

Espera-se que tais reflexões propiciem:

  • Discutir problemáticas da área do Secretariado Executivo;
  • Promover novos conhecimento acerca da profissão;
  • Contribuir para a consolidação da identidade da profissão diante da sociedade;
  • Promover discussões acerca dos desafios e das oportunidades da área;
  • Integrar docentes, discentes e profissionais.

 

 

Coordenadorias

Geral: Profa. Dra. Cibele Barsalini Martins
Comunicação: Amanda Cristina Grasel, Danyella Junkes e Maria Gabriela Gheller
Mídias: Fernanda Geremias Leal e Jessica Ferreira
Inscrições: Amanda Cristina Grasel
Financeira: Fundação de Amparo à pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).
Infraestrutura: Adriana Frota Correia da Silva e Jessica Ferreira
Secretaria: Amanda Cristina Grasel
Credenciamento: Maria Gabriela Gheller
Cerimonial e protocolo: Luci Mari Aparecida Rodrigues e Cláudia Prim Corrêa
I Feira de Livros: Bruno Elio Rosa, Danyella Junkes e Maria Gabriela Gheller
VIII Mostra Científica: Katia Denise Moreira

Equipe Organizadora

Adriana Frota Correia da Silva – Amanda Cristina Grasel – Angela Maria Knebel Monteiro – Bruna Carolina David de Lima Coelho – Bruna Regina Müller – Bruna Soares – Bruno Elio Rosa – Cibele Barsalini Martins – Cláudia Prim Corrêa – Danyella Junkes – Dilciomar Baldin – Enio Snoeijer – Fernanda Geremias Leal – Isadora Pecinato de Jesus – Jessica Ferreira – Katia Denise Moreira – Luci Mari Aparecida Rodrigues – Madian Gonçalves de Menezes – Márcia Barros de Sales –  Maria Gabriela Gheller – Raquel Carolina Ferraz D’Ely – Shayany Aline Padilha

 

PROGRAMAÇÃO

29 de junho de 2016 (quarta-feira)

17 horas Início do credenciamentoHall do Centro de Eventos

18h30minAbertura oficial do evento

20 horasConferência magna: O DNA do profissional de Secretariado Isabel Cristina Baptista
(Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo – SINSESP)

21h30minCoquetel de abertura

22 horasEncerramento

30 de junho de 2016 (quinta-feira)

8h30minInício do credenciamento Hall do Centro de Eventos

9 horasPalestra: Pertencimento ao Secretariado Eliane Wamser (docente da Universidade Regional de Blumenau – FURB) Auditório Bosque da Ilha
(Centro de Eventos)

 

10h30min5º Fórum Nacional de Discussões com Estudantes de Secretariado
Tema: Identidade e pertencimento do estudante de Secretariado no Século XXI.
Mediador: Eduardo César Pereira Souza
Região Centro-Oeste: Catarina Silva Oliveira – Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

Região Norte: Felipe Saldanha Mendes Santos – Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Região Nordeste: Filipe Sousa Rodrigues – Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Região Sul: Dilciomar Baldin – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

11h45minIntervalo
Das 14 às 16 horasOficinas
1 A produção de artigos para o Secretariado (Cristina de Souza Prim)
2 Comunicação Assertiva (Denise Zaninelli)
3 Criatividade e inovação: ferramentas de gestão para o secretário (Fernanda Cristina Sanches)
4 Do Papel e Caneta para as Nuvens: Uso da TI nas Nuvens para aumento da produtividade pessoal e no trabalho (Job Diógenes Ribeiro Borges)
5 Empreendedorismo Social (Thiago José de Chaves)
6 Gestão da informação e documentação: Informações básicas para profissionais do Secretariado (Priscila Machado Borges Sena)
7 Gestão de conflitos (Katia Denise Moreira)
8 Redação Oficial e Empresarial: Abaixo ao burocratês! (Fernanda Leal)
9 Trabalho em equipe na área de Secretariado (ações coletivas) (Keila Raquel Wenningkamp)

 

Das 16h15 às 18 horas Coffee-break
– VIII Mostra Científica de Secretariado (MOSTRASEC)
– Exposição de pôsteres
– I Feira de Livros de Secretariado (FeLiSec) Hall do Centro de Eventos

18h30minAssembleia ABPSEC

20 horasEncerramento 

 

 1º de julho de 2016 (sexta-feira)

10 horasMinicursos
1 A atuação do profissional de Secretariado na Internacionalização da Educação Superior (Fernanda Leal e Luciane Stallivieri)
2 A atuação profissional sob a óptica da inovação (Ana Cristina Brandão Ribeiro Silva)
Cerimonial e regras protocolares: do decreto às saias justas! (Lisiane Freitas de Freitas)
Concursos públicos na área secretarial (Fernanda Fonseca Machado)
Dealing with English pronunciation in worldwide communication (Alison Roberto Gonçalves)
6 Ensino de tradução no contexto do Secretariado (Edelweiss Vitol Gysel e Filipe Mendes Neckel)
7 Identidade e o mundo de trabalho do Secretário Executivo (Marília Gabriela Lobato)

8 Marketing pessoal (Martin de La Martinière Petroll)
9 Construção de um projeto de pesquisa (Kátia Denise Moreira)
10 O papel do profissional em Secretariado na cultura organizacional (Francisco Raimundo Sousa)
11 Uma análise filosófica do Código de Ética do profissional de Secretariado (Maria Alice da Silva)1

 

11h45minIntervalo
 

Das 14 às 17 horas Apresentação de artigos (ver programação)

17h30minCoffee-breakHall do Centro de Eventos

18h30min3º Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado
Tema: Identidade e pertencimento do Secretariado no mercado de trabalho
– Raquel Carolina Ferraz D’ely (Professora do curso de Secretariado Executivo da UFSC)
– Odete da Silva Cândido (Secretária da empresa Tractebel Energia)
– Eneida Maria Stein (Secretária-executiva da Procuradoria Geral do Município de Curitiba)
– Thayse Kiatkoski Neves (Secretária-executiva da UFSC)
Auditório Bosque da Ilha
20 horasCerimônia de encerramentoAuditório Bosque da Ilha
21h30minEncerramentoAuditório Bosque da Ilha

 

Datas Importantes

Submissão de trabalhos: De 15 de fevereiro a 27 de abril de 2016.

Avaliação dos trabalhos: De 20 de abril a 20 de maio de 2016.

Divulgação dos resultados: 23 de maio de 2016.

Inscrição de autores no evento: os autores poderão se inscrever no evento até o dia 1º de junho de 2016, sendo o valor da inscrição o correspondente ao da data 31 de março de 2016.

Divulgação do cronograma de apresentações: 10 de junho de 2016.

 

 

valores enesec ufsc.jpg